ninfomaníaca - FLÁVIO ANDRADE

Go to content
NINFOMANÍACA
Ninfomaniaca nasce da investigação que tenho vindo a fazer sobre algumas psicopatologias e parafilias. Há algum tempo que estudo a possibilidade de uma abordagem destes temas fotograficamente. Comecei pela psicopatologia “Ninfomania” e que denomina-se actualmente de “Comportamento Sexual Compulsivo”. Esta doença caracteriza-se pelo incontrolável comportamento acerca de um padrão de relacionamentos sexuais repetidos, com uma sucessão de parceiros sexuais ao longo do tempo. (Diagnostic and Statistical Manual, elaborado pela American Psychiatric Association).

Quanto às parafílias são “conhecidas como “interesses sexuais invulgares”, são definidas clinicamente como “qualquer outro interesse sexual intenso e persistente que não o interesse na estimulação genital ou carícias preparatórias consentidas com parceiros humanos, fenotipicamente normais e fisicamente adultos”. Parafílias são meras preferências sexuais que se desviam da norma, enquanto que perturbações parafílicas são consideradas uma doença mental, marcada por um grau de descontrolo com marcado impacto na saúde, vida relacional do indivíduo ou risco de dano para terceiros, sendo que em grande parte dos casos estas fantasias acarretam grande sofrimento ao indivíduo.” (Por Rafael Araújo, Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do CHL). Estabeleci alguns critérios para um maior enquadramento e compreensão deste comportamento, tais como: o desvio, o sofrimento, o desejo, a vontade, a falta de controlo, a submissão, a obsessão. Seguindo estes critérios procurei uma correspondência destes comportamentos com as parafílias.

Foi e é meu objectivo mostrar várias possibilidades destes comportamentos como referência e não uma catalogação dos mesmos. Procuro a reflexão, o debate e a abertura para o diálogo, num tempo em que os tabus e os preconceitos continuam ainda bem presentes.
All Rights Reserved | Flávio Andrade 2020
Enviar para trás